Viagens durante a gravidez


A editora do Blog Viajando com Pimpolhos, Sut-Mie Guibert, esclarece dúvidas e dá dicas para as mamães planejarem viagens de avião.

Estou grávida. Posso viajar de avião?

A gravidez tem as suas particularidades, e viajar de avião não foge à regra: seja a trabalho, lazer ou necessidade, grávidas podem sim pegar um avião, mas, respeitando certas normas:

A gravidez não pode ser de risco, a gestante não deve ter pressão alta, e ambos, mãe e bebê, devem estar com boa saúde. Checado anteriormente pelo médico obstetra, nada os impede de voar.

Qual o melhor momento para viajar?

O mais aconselhável e confortável é no segundo trimestre de gravidez, já que as gestantes não sentem mais tantos enjoos, a barriga já aparece, mas não incomoda tanto e nem pesa.

No terceiro trimestre, depois do 8º mês, é aconselhável fazer somente pequenas viagens para perto, dando preferência ao transporte terrestre.

Regras de embarque segundo as companhias aéreas:

Se você estiver grávida ou for acompanhar uma gestante é necessário pedir pelo atendimento preferencial. É importante lembrar que se a gravidez for de até 27 semanas, ou 25 semanas no caso de gêmeos, não é necessário apresentar nenhum atestado médico para viajar.

Mas se a gestante estiver entre a 28ª e 36ª semana de gestação, ela deverá preencher a Declaração de Responsabilidade, fornecida pela GOL, e apresentar um atestado médico que autorize a viagem aérea.

Para viajar, a grávida de 37 a 39 semanas ou 33 semanas (gêmeos) deverá estar acompanhada do médico responsável. Acima de 40 semanas, a cliente gestante não poderá embarcar, a não ser em situação de extrema necessidade e acompanhada por um médico obstetra.

Fonte: blog.voegol.com.br




92dpi | Agência Digital